sexta-feira, 22 de julho de 2011

AJUPESCA no 29º SEURS

Nos dias 22 a 24 de agosto desse ano o AJUPESCA estará atinindo novas extensões!

A equipe do Projeto realizou um artigo intitulado "ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR PARA PESCA ARTESANAL: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO DIREITO", o artigo foi enviado ao 29º SEURS (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul) e aprovado junto com outros 4 projetos da FURG, na modalidade oficina.

Trata-se de uma oportunidade para que possamos expor nosso trabalho, além de haver a possibilidade de diálogo e troca de experiências com as demais ações extensionistas do Sul do país.

LANCE DE PRAIA

   Uma das demandas mais atuais da pesca artesanal na cidade de Rio Grande, hoje, é a necessidade de caracterização do método de pesca "lance de praia".
   
   Para isso, os analistas do Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros Lagunares e Estuarinos (CEPERG/IBAMA/MMA) filmaram esse tipo de pesca na Praia do Cassino, na cidade de Rio Grande-RS.
   
  A normatização/regularização dessa atividade não é fácil, por isso o CEPERG em parceria com diversas entidades da Pesca, incluindo o AJUPESCA vem realizando diversas reuniões sobre o assunto, a fim de que o resultado dessa ação se realize de comum acordo com todos os interessados.
  
  É preciso adequar as normas vigentes para as novas demandas e necessidades da comunidade pesqueira, trata-se de necessidade direta do pescador artesanal. À LUTA!



quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dia de São Pedro, a festa é do pescador

Anchovas sendo assadas
 Aconteceu no dia 29 de junho a Festa do Pescador em Rio Grande, conjunta com a comemoração do Dia de São Pedro.

  


A festa que durou o dia todo além de celebração religiosa teve uma feira com barracas de doces, artesanato e bancas de divulgação dos trabalhos da FURG, logo, o AJUPESCA também esteve por lá. Um dos destaques  foi a preparação de anchova assada para o almoço que ficou a cargo do pessoal da APESMI (Associação dos Pescadores de São Miguel). Ao todo, foram servidas mais de mil anchovas.







Louredi, representante da APESMI recebendo Anistia
Apesar de todas as atrações da festa o momento mais aguardado foi a entrega dos documentos da Anistia referente à dívida dos pescadores artesanais com o Estado, dívida essa decorrente do Empréstimo Pro Rural. Essa Anistia concedida ainda no início do ano pelo Governador Tarso Genro, vem a satisfazer um desejo tanto da comunidade pesqueira artesanal, quanto nosso, do AJUPESCA, uma vez que no ano de 2010 atendemos cerca de 55 casos referentes a isso.. Como fundamentado muitas vezes por nosso Projeto, os pescadores artesanais da região só deixaram de pagar tal dívida pela escassez de peixes da Lagoa dos Patos na época, além disso a cobrança dessa dívida pode até ser entendida como contraditória, pois, como se pode cobrar uma dívida alta daqueles que recebem um benefício do Estado (Seguro Defeso) referente a um salário mínimo? Ao que parece o Estado reconheceu seu erro em cobrar tal dívida, o resultado podemos ver nas fotos.


Formou-se fila de pescadores para receber o documento