quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Presidente da Colônia Z-1 é reeleito para quinto mandato consecutivo

Texto publicado no Jornal Agora em 26/10/2010 por Tatiane Fernandes
Foto: Deyver Dias
Presidente da Colônia Z-1 é reeleito para quinto mandato consecutivo
Eleição ocorreu no último sábado
    No último final de semana, foi reeleito o atual presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Ilário Ferreira Borges. O pleito ocorreu durante o último sábado, 23, tendo como eleitores pescadores artesanais cadastrados e regulares com suas mensalidades junto à colônia.

    Borges teve 205 votos contra os 95 de seu opositor, Paulo René Oliveira de Mattos. O candidato vai para o seu quinto mandato como presidente da Z-1. Ele está no cargo desde 2002 e deverá cumprir o novo mandato pelo biênio 2011/2012. O prefeito Fábio Branco destacou que a vitória larga de Borges demonstra o trabalho sério e competente que ele desenvolve à frente da entidade.

    Contrapartida
    Em contrapartida, a Assessoria Jurídica Popular para a Pesca Artesanal (Ajupesca) – projeto vinculado à Faculdade de Direito da Furg - pretende recorrer na Justiça, pois acredita que houve irregularidade no processo eleitoral. Conforme o professor responsável pelo projeto, Paulo Opuszka, os eleitores de São José do Norte foram prejudicados porque, diferente do que fora pré-estabelecido, a urna não permaneceu na sede da Colônia de Pescadores Z-2, onde só havia interessados na chapa 2.

    Outro problema, conforme Opuszka, foi que muitos votantes não estavam na lista de pescadores aptos a votar naquela ocasião. "Algumas pessoas apresentaram um comprovante de pagamento das mensalidades e votaram, mesmo sem ter o nome na lista. O procedimento adequado seria analisar caso a caso na hora da contagem de votos para ver se a pessoa realmente estava quite com a colônia. Porém, no momento da contagem, todos os votos foram computados, sem distinção", informou. O professor também disse que não houve um controle para saber se cada pescador votou apenas uma vez, como fora pré-estabelecido. "De dois em dois anos, tem eleições para presidente da colônia, e isso sempre acontece", finalizou Opuszka.
    Por Tatiane Fernandes
    tati@jornalagora.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário